Como fazer um jardim para condomínio?

Como fazer um jardim para condomínio?

Muitos apartamentos hoje em dia são vendidos com varandas, um detalhe muito importante para os moradores que apreciam cultivar suas flores ou plantas, além dessa possibilidade, alguns condomínios apresentam uma área comum disponível que pode ser o ponto alto de todos os moradores daquele condomínio. Não há nada mais belo do que ter por perto um belo jardim, um local que pode ser utilizado para conversar com suas vizinhas ou simplesmente relaxar ao sabor da brisa.

Para se criar um jardim em seu condomínio, não precisa de muita coisa não. Claro, haverá um determinado investimento, ainda mais se contratar um paisagista para deixa-lo ainda mais atrativo, porém, vale lembrar que, uma iniciativa assim pode chamar atenção de outros moradores e, caso seja votado a criação de um jardim, o valor poderá ser dividido entre todos, algo que tornará a mudança ainda melhor.

Mas, antes de sair pensando e elaborando milhares de maneiras para criar o seu jardim, nós da Pro Domo recomendamos que continue lendo esse artigo. Aqui encontrará informações importantes e fundamentais para seu jardim sair do papel para decorar não somente sua vista como também a sua vizinhança.

Primeiro passo:

O primeiro passo geralmente é o mais importante de todos, chama nossa atenção por questionamentos que podem definir nosso sucesso ou não. Antes de qualquer iniciativa para viabilizar seu jardim, é necessário observar se a área disponível é grande ou pequena, se é rodeada por algum lugar comum onde é normal a passagem de muitas pessoas. Se fica no térreo ou não; se tem algum caimento de água e para que lado vai ou se poderá mudar seu fluxo caso exista a possibilidade de incomodar alguém. Qual tipo de planta poderá se dar melhor ao local onde será criado o jardim. São todas essas perguntas que devem ser feitas antes de arregaçar as mangas.

Segundo passo:

Outro ponto muito importante que deve ser observado é a qualidade do solo, seja ele nos canteiros ou até mesmo nos vasos, claro, se existirem. Um solo sadio para o cultivo de plantas deve ser escuro, bem encorpado e bem drenado. Agora, caso sinta que o solo não seja tão rico e adequado para suas plantas, basta trata-lo com adubo, palha ou folhas secas, isso vai ajudar na qualidade do solo. Agora, caso não tenha nenhum canteiro ou vaso, nada melhor do que providenciar alguns.

Terceiro passo:

Morar em condomínio é ter uma quantidade de vizinhos bem próximos da gente, não é mesmo, por isso, caso seja definido que o jardim será instalado no térreo, observe as plantas que irão ser plantadas, se não atrapalharão o andar mais próximo, plantas altas costumam crescer muito e podem atrapalhar a família que esteja mais próxima.

Quarto passo:

Outro ponto importante é a escolha de vasos e canteiros que deem espaço para sua planta crescer. Os jardins podem se enraizar rapidamente em climas úmidos ou quentes, outro ponto é a necessidade de dividir as plantas com uma certa frequência para evitar o crescimento de fungos, ervas daninhas ou quaisquer outros tipos de peste.

Quinto passo:

Um jardim pode se tornar ainda mais atrativo quando pensamos em um determinado tema, por exemplo, um jardim estilo oriental traria ares muito zen e harmoniosos para este espaço, ainda poderia ser decorado com xilofones, fontes de bambu, entre outros adornos que podem ser facilmente encontrados em qualquer loja de paisagismo.

Você não pode esquecer um detalhe extremamente importante para um jardim ainda mais bonito, é o tipo de plantas e flores. Claro, não existe um padrão predefinido do que deve cultivar ou não, tudo depende do bom gosto e do que está ao seu redor, por exemplo, se você pendurar cestas pelo local com trepadeiras ou flores brancas, pode trazer uma beleza cativante para seu jardim, na verdade, o que manda neste quesito é o bom gosto.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que o jardim de seu condomínio não precisará ser exatamente limitado a somente plantas, você também poderá cultivar chás, hibiscos, entre outros. E o mais interessante, poderá ter uma mesa próximo com algumas xicaras e bules para fazer o chá ao lado de seu jardim e ainda bater aquele papo com suas amigas.

E agora que você sabe os primeiros passos para fazer um jardim maravilhoso, nada melhor do que arregaçar as mangas e sair transformando seus planos em realidade, mas, não esqueça, nada melhor do que ter por perto um profissional para ajuda-lo com a plantação e com os cuidados que devem ser tomados para seu jardim estar sempre saudável, limpo e bonito.

Comente pelo Facebook

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>