Como funciona a administração de condomínios?

Como funciona a administração de condomínios?

As administradoras de condomínios possuem certas atribuições específicas. São estas atribuições, previstas em contrato e acordo prévio, que auxiliam o síndico e os moradores em momentos de crise. Além disso, com a administradora responsável por tais requisitos, o trabalho do síndico se torna mais focado, afinal, ele consegue voltar toda a atenção aos moradores.

As atribuições de uma administradora se dividem em:

  • Gestão administrativa;
  • Gestão de recursos humanos (para funcionários com carteira assinada);
  • Gestão financeira;
  • Gestão de assuntos jurídicos.

Cada um desses tópicos aborda uma parte essencial da administração. Lembre-se que, por vias de contrato, estas atribuições podem se modificar de condomínio para condomínio.


Gestão administrativa

Diz respeito ao controle direto dos recursos do condomínio. A partir dela podem se definir:

  • Cadastro de proprietários; gerenciamento de arquivos; atendimento pessoal e completo aos moradores; solução de problemas.
  • Auxílio ao Corpo Diretivo, ou seja, Síndico, Subsíndico e Conselho.
  • Serviço de emissão de boletos; malote para a entrega; emissão e distribuição de cartas e circulares.
  • Auxílio completo às Assembleias do condomínio, bem como presença nas reuniões, controle de presenças e redação das atas.
  • Auxílio para documentação em Cartório.
  • Orçamentos gerais.
  • Planilhas abertas de planejamento financeiro.
  • Seguros do prédio: incêndio, responsabilidade civil e sinistros.
  • Liquidação de sinistros.
  • Gráficos de consumo.
  • Administração de locações de áreas comujns (Ex. Salão de festas).
  • Controle do CNPJ do condomínio.
  • Manutenções gerais, levando-se em conta as normas técnicas da ABNT: certificados; extintores; testes; hidrantes; sinalização; alarmes; iluminação de emergência; geradores; sistemas anti-incêndio; corrimãos; portas corta-fogo; escadas de emergência; rotas de fuga; para-raios; sprinklers; aplicação da legislação aos deficientes físicos.
  • Conservação: Elevadores; campainhas eletrônicas; antenas; áreas comuns; portões automáticos; aquecimento e ar condicionado centrais.
  • Contratos de terceirizados: Vigilância; monitoramento; limpeza; portaria.
  • Vistorias técnicas.
  • Assessoria em decoração e obras.
  • Controle de acessos.

Gestão de recursos humanos

Diz respeito aos funcionários que não são terceirizados e prestam serviço contratado ao condomínio, bem como auxiliares de limpeza, porteiros, seguranças, etc. A administradora é responsável por:

  • Recrutamento, seleção, treinamento e admissão de funcionários, bem como supervisão no período de experiência.
  • Fichas completas de registro e carteiras profissionais atualizadas.
  • Preenchimento de todo o tipo de declarações.
  • Relatórios aos condôminos.
  • Questões de recursos humanos, bem como afastamentos, CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), advertências, escala, folha de pagamento, comprovantes de pagamentos, 13º salário, INSS, PIS etc.
  • Rescisões dos contratos, homologação das rescisões, Imposto de Renda; cestas básicas, vale alimentação/refeição, transporte, convênios.
  • Equipamentos de segurança e laudos técnicos.

Gestão financeira

Diz respeito a todo o tipo de previsão orçamentária e movimentação de caixa.

  • Rateios, emissão de boletos e recibos, cotas, cobranças, declarações de negativa de débitos, contas a pagar, quitação de pagamentos, conta bancária exclusiva.
  • Gestão de questões tributárias, como: PIS, COFINS, CSLL, ISS, INSS e IRF.
  • Prestação de contas.
  • Pagamento de funcionários.
  • Clareza no orçamento.
  • Gestão de contratos coletivos;
  • Balancetes.

Gestão de assuntos jurídicos

  • Consultorias: tributária, fiscal e trabalhista.
  • Notificações extra-judiciais e judiciais.
  • Alteração da Convenção (votado em Assembleia).
  • Elaboração de regimento interno.
  • Assessoria ao síndico na assinatura de contratos.
  • Acompanhamento a casos de devedores.
  • Relatórios de ações.

Como você pode ver, a administração de condomínios é uma tarefa complexa que envolve uma série de profissionais capacitados. Não confie sua moradia a qualquer empresa, entre em contato com a Pro Domo hoje mesmo e fique tranquilo!

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