Como funciona o playground em condomínios

Como funciona o playground em condomínios

Geralmente, as famílias com filhos pequenos atentam para a existência de um playground para seus filhos poderem brincar nos dias quentes. Algo essencial para o desenvolvimento social e cultural da criança e também, uma maneira de distanciá-la de diversões que se limitam a um controle e uma televisão, afinal de contas, sabemos que exercícios sempre são ótimos para a saúde.

E é devido a esse papel importante do playground que existe uma necessidade clara de sua preservação, um playground malconservado pode gerar acidentes leves ou até mesmo graves, o que pode trazer grandes problemas para a administração do condomínio e para o sindico, que é o responsável por tudo que tenha necessidade de reparo. E é exatamente por essa razão que a Pro Domo traz algumas dicas importantes a respeito da conservação desta área tão importante.

Regras de uso

Um dos primeiros passos é criar regras de utilização do espaço, um ambiente para ser conservado e apto para as demais crianças precisam seguir determinadas regras, veja abaixo:

  • Não levar alimentos para as dependências dos brinquedos, restos podem atrair animais ou até mesmo causar mau-cheiro ou problemas de saúde, não é novidade para ninguém que crianças costumam colocar tudo na boca;
  • Estabelecer horários de funcionamento do playground também pode trazer muitos benefícios para o ambiente e sua conservação, ou seja, nos momentos que não estiver liberado os brinquedos e a caixa de areia estarão devidamente protegidos.
  • Fixar as normas de utilização no playground e os horários de funcionamento.

Caixa de areia e sua limpeza

Sabemos que a caixa de areia exige um cuidado especial devido ao contato da criança, por isso, atualmente no mercado existem produtos que são utilizados para sua higienização de uma maneira eficaz, acabando com vermes, vírus, fungos ou bactérias. Outra forma de manter a caixa de areia livre de qualquer risco para as crianças é a utilização de uma areia especial atóxica, além de mais fácil de limpar os gatos não gostam dela.

Segurança e preservação dos brinquedos

O playground é um dos locais de um edifício que deve estar todos os dias na lista de vistoria, tanto no quesito limpeza quanto a inspeção dos brinquedos, observando dos parafusos até possíveis focos de ferrugem. Além de garantir a segurança da criança ainda conservará os brinquedos. Veja abaixo mais algumas dicas de segurança e preservação logo abaixo.

  • Deve ser adotado a manutenção preventiva, verificando não apenas o ambiente em que os brinquedos foram instalados, mas como todo os brinquedos.
  • Os playgrounds devem contar com um livro de inspeção: diária, semanal e mensal conforme norma 14350, parte 2 da ABTN.
  • Para uma melhor prevenção de acidentes, os fabricantes dos utensílios e brinquedos do playground devem inspecionar anualmente.
    O espaço entre um brinquedo e outro deve ser de pelo menos 1,30m.
  • O zelador ou a direção do condomínio deve ser informada imediatamente caso surja algum defeito em algum brinquedo.
  • A vida útil dos brinquedos deve ser observada, levando em consideração que os brinquedos de plástico podem durar em média três anos, já os de plástico com estrutura metálica podem variar de 15 a 20 anos.
  • É necessário cobrir as caixas de areia devidamente para evitar sujeira de animais ou insetos.
  • É aconselhável que o piso dos playgrounds seja de borracha para melhor absorção de impactos, além de ser um produto de melhor aderência aos brinquedos.
  • O cuidado com os brinquedos do playground, devidamente observados e seguidos, geram economia ao condomínio.

Como implantar um playground

Se por ventura seu condomínio não tiver um playground ou, o que existe esteja precisando de uma reforma, é preciso antes de mais levantar três orçamentos importantes, aconselha Ian Pacey, diretor da SPI Play, empresa que comercializa brinquedos e que participou da comissão que redigiram as normas 14350 1 e 2 da ABNT. Leia abaixo:

  • Antes de orçar os materiais que serão utilizados é extremamente importante que esteja com as medidas do local para fazer as cotações;
  • Conhecer as normas 14350 1 e 2 da ABNT é imprescindível para a escolha dos brinquedos e sua montagem.
  • Não esqueça de questionar se as empresas que está orçando seus materiais atendem as normas da ABNT.
  • Os brinquedos devem ser produzidos com materiais atóxicos.
  • Nos novos condomínios, as construtoras são responsáveis pelos equipamentos pelo prazo de cinco anos, finalizando esse tempo, é de completa responsabilidade do condomínio.

Esperamos que, com este artigo, tenhamos sanado algumas dúvidas, caso tenha alguma outra, entre em contato com a Pro Domo e teremos o maior prazer de atende-lo.

Comente pelo Facebook

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>