O que é um Concierge?

O que é um concierge?

Você já parou para pensar na importância de um concierge? Do francês, a palavra “concierge” significa “zelador de hóspedes”, isto porque é de sua responsabilidade garantir uma boa estadia do hóspede ou cliente. Fica na entrada de edifícios comerciais ou hóteis atendendo a pedidos e dúvidas, fornecendo informações, etc., sendo um tipo de faz-tudo que representa uma parte importantíssima na recepção de um local. É ele que passa uma primeira boa impressão do empreendimento, dessa forma, os cliente sabe que sua presença é de fato importante naquele local.

Um bom concierge é capaz de:

  • Chamar um táxi;
  • Fornecer informações úteis sobre o local;
  • Fornecer informações sobre os serviços do local;
  • Dar dicas sobre a cidade e seus pontos turísticos;
  • Dar dicas sobre locação de carros e restaurantes.

Entre tantas outras funções, o concierge faz com que as funções de todos os funcionários do hotel sejam pensadas com ele sendo a base.

Formação

Em geral, concierges são formados em três principais cursos:

  1. Hotelaria;
  2. Turismo;
  3. Relações Públicas.

Além disso, existem certas habilidades que se fazem necessárias para a profissão, como:

  • Falar inglês e, se possível, alguma outra língua;
  • Ser capaz de mediar relações interpessoais;
  • Entender sobre a cultura local;
  • Ser ágil.

É a alma da recepção, pois é com ele e sua equipe que os clientes vão solucionar seus problemas, deve haver uma grande preocupação para que esse atendimento seja bem executado. Tudo o que for legal e moral para satisfazer os desejos de um hóspede ou cliente para primeiramente pelo concierge, ele é responsável por aconselhar, sugerir soluções, acompanhar o andamento da ação e assistir completamente o indivíduo.

Posição estratégica

Para que um concierge consiga realizar seu trabalho da forma mais eficiente possível, é necessário que ele fique sempre visível e perto da porta. Ou seja, à frente da recepção, ele é responsável por filtrar as necessidades e delegar funções à sua equipe. A estrutura física do local pode ajudar muito neste quesito, fazendo com que o concierge consiga facilmente visualizar a movimentação de entrada e saída, e ao mesmo tempo, que todos os clientes possam rapidamente entender sua função dentro do estabelecimento, para que não se sintam “perdidos”.

Este profissional é capaz de cumprir as mais diferentes tarefas, e por isso é comum que eles encarem tais objetivos de maneira pessoal, sempre mantendo a seriedade. Um concierge é então um especialista geral, desenvolvendo uma rede de contatos, um verdadeiro embaixador do prédio.

Administração

Entretanto, é importante entender que um concierge só conseguirá executar suas funções com maestria se o empreendimento tiver uma administração de sucesso por trás dessas ações. Isto significa que a administradora tem um papel importantíssimo nesta atuação, desde a possibilidade da efetivação dos serviços prestados até a contratação de um profissional que se adeque ao local em termos de:

  • Apresentação;
  • Conhecimentos;
  • Caráter.

A Pro Domo é a melhor escolha na hora de administrar seu empreendimento. Não perca tempo e faça um orçamento!

Comente pelo Facebook

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>