Quais são as obrigações de um concierge?

Quais são as obrigações de um concierge?

Você sabe o que é um concierge? Não? Bom, se você tem costume de se hospedar em hotéis, provavelmente já utilizou seus serviços sem ao menos saber como chamar corretamente a sua função. Concierge, nada mais é que aquele funcionário do hotel que fica logo na entrada próximo ao balcão, que tem como função atender os desejos e necessidades dos clientes do hotel.

Sejam eles simples ou não, a função deste profissional não é nada afinal, pois seu trabalho depende exclusivamente da propriedade ou empresa. Alguns pedidos podem variar desde uma simples chamada de Taxi até conseguir aquele ingresso para aquele show ou peça de teatro, porém, que já esgotou completamente. Parece um árduo trabalho, não? No entanto, os ganhos de um concierge podem variar de local a local e as gorjetas recebidas podem se tornar ainda maior que o próprio salário.

E, caso essa última informação tenha lhe despertado interesse para conhecer um pouco mais a respeito deste profissional. A Pro Domo traz neste artigo algumas informações importantes a respeito desta profissão. Aliás, os serviços prestados por um congierge não se limitam à hotéis, esses profissionais podem ser contratados para condomínios de apartamentos. Vamos conhecer?

Hospitalidade profissional

Indiferente da empresa na qual este profissional presta serviço, sua tarefa é praticamente a mesma, ou seja, solicitações de reservas de hotéis, restaurantes, agendar passeios ou até mesmo encontrar profissionais de qualquer área que atendam em casa: médicos. Esses profissionais costumam ter uma agenda de contatos muito grande, apenas desta maneira seria possível conseguir tudo que seus clientes necessitam, inclusive ingressos para shows esgotados, a maioria desses profissionais contam com contato dentro da própria empresa que vende os ingressos.

Conectividade

O concierge é o responsável por fazer a ponte entre hospede e funcionários quando presta serviço em hotéis, geralmente seus serviços são indicados até mesmo pelos recepcionistas em determinadas situações para poder agilizar as necessidades dos clientes, como ligar para um aeroporto, agilizar os serviços dos demais funcionários do hotel e etc. Os concierges de condomínios não diferem muito dos profissionais da hotelaria e também podem ter solicitações simples como complexas, como por exemplo, encontrar alguém que possa fazer determinada compra para o morador.

Concierges pessoais

Os concierges também podem ser pessoais, ou seja, estar ao lado de seu contratante para atende-lo de todas as maneiras possíveis. Atualmente existem empresas que fornecem esse tipo de profissional, contudo, por ser um profissional de alta qualidade pode ser considerado uma espécie de assistente para todas as horas. Algumas empresas costumam contratar tais serviços quando querem impressionar determinado cliente ou quando se trata de grandes executivos. Nestes casos, os serviços deste profissional vão desde contratar transporte como serviços mais simples, como: reservas de hotel e etc.

O que difere um concierge bom de um excelente?

A diferença entre concierges bons e excelentes é justamente sua lista de contatos, um profissional com uma lista mais ampla com certeza prestará um ótimo serviço, e o que há de melhor para o cliente além de dar aquilo que pede? Porém, a lista de contatos também depende do hotel que o profissional trabalha, ou seja, para encontrar um concierge excelente é necessário se hospedar em um hotel de elite. Outro ponto importante que pode fazer toda diferença no profissional, é a fluência em outros idiomas, com certeza, além de uma lista de contatos, terá muito mais para oferecer ao cliente.

Como puderam ver, o trabalho de um concierge pode ser repleto de grandes desafios que, para realiza-los necessitará de uma lista de contatos que possam fazer diferença no dia a dia, isso sem mencionar o imenso leque de possibilidades, entre endereços e contatos com restaurantes, teatros, casas noturnas. Esperamos que tenham gostado da informação, qualquer dúvida que houver, entre em contato conosco e para encerrar, nada melhor do que explicar o nome da origem da palavra concierge, uma palavra francesa que quer dizer conciergeria.

Comente pelo Facebook

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>