Sugestões de etiqueta em condomínios

Sujestões de etiqueta em condomínios

A administração e monitoramento de um espaço comum não é tarefa fácil. As dificuldades da administradora variam entre:

  • Inúmeras guias a serem pagas;
  • Documentos;
  • Apólices de seguro;
  • Questões jurídicas, etc.

Mas a parte mais trabalhosa e essencial fica nas mãos do síndico: Gestão de pessoas, ou seja, lidar com os próprios moradores e seus conflitos. Na intenção de tornar essa uma tarefa mais light, a Pro Domo preparou uma série de dicas que auxiliarão os síndicos e subsíndicos a gerirem o condomínio, com dicas sobre comportamento, postura e bons modos. É interessante promover uma ação de conscientização acerca desse assunto, para que todos os condôminos se envolvam na melhoria do ambiente, utilize as dicas a seguir como guia

Barulho  Barulho

  • Estabeleça normas de silêncio rígidas;
  • Promova o bom senso, não é porque o horário permite que o condômino pode fazer o barulho que quiser;
  • Em dias de festa, promova o aviso prévio, para que os vizinhos já estejam cientes dos possíveis barulhos. Além disso, esses eventos não devem ser frequentes.

Pet  Pets

  • Alguns pets, como cachorros, costumam fazer mais barulho que o comum. O ideal é que o dono se conscientize de que esse barulho não deve incomodar os outros apartamentos, providenciando um treinamento prévio para que isso não ocorra;
  • Para passeios o dono deve sempre preferir utilizar as entradas de serviço e ser breve nas áreas comuns;
  • Em caso de sujeira na área comum, a limpeza deve ser feita imediatamente pelo dono, evitando transtornos maiores.

"<strong  Crianças

  • O barulho feito por crianças não deve passar dos limites da regra do silêncio;
  • Não permita que crianças corram ou gritem nas áreas comum, apenas no playground, parquinho e piscina;
  • Crianças menores não podem andar desacompanhadas;
  • Estabeleça limite para a permanência nas áreas de brincadeira.

Convivência  Convivência

  • As regras do condomínio devem ser respeitadas sempre;
  • Evite a disseminação de fofocas e boatos;
  • Sempre utilize a conversa amigável e educada na busca pela resolução de problemas;
  • Promova a participação de todos os condôminos nas reuniões de condomínio, é lá que eles poderão se expressas quanto a regras que os deixam insatisfeitos;
  • Nunca altere a voz.

Funcionários  Funcionários

  • Trate-os com cordialidade, promovendo a confiança e aumentando a segurança do local;
  • Peça que as reclamações sejam encaminhadas diretamente ao zelador, síndico ou subsíndico: são esses que devem tomar as providências para a resolução do problema, e não os próprios moradores;
  • Evite permitir que os funcionários do condomínio executem tarefas particulares.

Garagem  Garagem

  • Promova o silêncio na garagem (nada de buzinas), e carros apenas com luz baixa, o que diminui a taxa de acidentes.
  • Vagas não são depósitos;
  • O limite de velocidade deve ser mínimo;
  • Em caso de carros que acidentalmente ralaram os outros, é interessante promover a boa ação: o responsável deve deixar um bilhete se identificando, pedindo desculpas e perguntando sobre qual seria a melhor alternativa para resolver o problema;
  • A preferência é sempre de quem está chegando.

Lixo e limpeza  Lixo e limpeza

  • Promova ações de limpeza no prédio: não se deve jogar bitucas, papéis, folhetos ou outros tipos de lixo nas áreas comuns e/ou pelas janelas.
  • O lixo deve sempre estar ensacado e em cheiro forte, além de sair dos apartamentos apenas no dia da coleta.

Academia  Academia

  • Devolva sempre equipamentos utilizados em bom estado e ao local de origem;
  • Em caso de perda ou quando algo é quebrado, converse cordialmente com o condômino para a substituição daquela peça, afinal, enquanto ele estava utilizando era responsável;
    Não monopolize equipamentos.

Piscina e playground   Piscina e playground

  • A piscina deve ser limpa no mínimo uma vez por semana, evitando o acúmulo de sujeira;
    O elevador não deve ser utilizado com trajes de banho, para isso, os moradores devem usar o de serviço.
  • O playground deve oferecer uma estrutura segura para as crianças, e as regras de utilização devem conter idade e altura máximas;

Elevador   Elevador

  • Promova atos de cordialidade: segurar a porta para quem está chegando, não segurar o equipamento em andares, esperar as pessoas entrarem para sair.

Salão de festas  Salão de festas

  • Estabeleça um tempo mínimo para a reserva do salão;
  • Os horários máximos devem ser respeitados.

Obras Obras

  • Os horários estabelecidos em convenção devem ser de conhecimento geral e respeitados;
    Antes do início da obra, é importante que síndico, vizinhos e administradora estejam cientes.
  • A vida em convívio não é fácil, mas os condomínios não podem ser ambientes conturbados, e sim de paz, verdadeiros lares. O papel do síndico é essencial nessa reforma de comportamento.

Comente pelo Facebook

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>