Vale a pena ser síndico onde mora?

Vale a pena ser síndico onde mora?

Morar em prédios ou condomínios fechados, hoje, é uma realidade vivida por muitos devido a alguns benefícios que esse tipo de moradia oferece. Privacidade e segurança estão no topo da lista do que é procurado pelos futuros condôminos. Mas quem é que garante essa privacidade e segurança dentro de um condomínio? Quem preza pelo bem comum e cuida do conjunto de propriedades que lá estão?

Pouco citado, mas com um papel fundamental, o síndico é um importante aliado para o sucesso na administração do condomínio. É ele que mantém tudo funcionando, fazendo do local um bom lugar para se viver. Por esse ponto de vista, ser o síndico parece uma posição nobre, no entanto, será que vale a pena?

Vamos entender um pouco dessa função e onde ela pode te levar, caso você opte por se tornar o síndico de um prédio ou condomínio.

O que faz um síndico?

Os deveres de um síndico envolvem as operações do dia a dia de um condomínio. As atribuições variam de acordo com as necessidades dos proprietários, na maioria das vezes, incluem o controle financeiro, que envolve tanto saber quem está devendo quanto pagar as contas do conjunto de propriedades. Quase sempre, também será o responsável por gerir conflitos entre moradores, como um intermediador de conflitos.

Dificuldades enfrentadas

Quando surgem problemas, o síndico é a pessoa que deve ser buscada para soluções. Se os inquilinos e/ou proprietários possuem queixas ou precisam de reparos, o síndico lida com elas e os orienta a solução apropriada. Se o inquilino não está respeitando os termos do contrato de locação, ele também tem que cuidar, mesmo que isso signifique o lançamento de um despejo. Um bom gerente vai manter um controle de tudo o que acontece com o objetivo de antecipar os problemas.

Características do trabalho de um síndico

Como síndico, você irá passar muito tempo longe de uma vida calma verificando a manutenção, reuniões com grupos de moradores (geralmente à noite) e inspecionando as instalações para os problemas. Os dias de trabalho são geralmente longos e alguns proprietários podem aparecer de madrugada para poder tentar resolver problemas. Dificilmente você terá um condomínio onde as pessoas irão conversar umas com as outras para resolver problemas: elas quase sempre buscarão o síndico para a solução de problemas. Em alguns condomínios, eles estão contratando síndicos profissionais através de administradoras de condomínios, como a Pro Dromo, que oferece uma estrutura completa com profissionais altamente qualificados para solução de problemas com maior eficiência.

Vale a pena?

O síndico é, de fato, figura essencial para o bom funcionamento do condomínio. Mas é preciso avaliar as vantagens alcançadas com o posto de síndico (estar isento da taxa condominial e/ou receber um salário) compensam?!

Se você se identificou com as funções e atividade desenvolvida por um síndico e gostaria de se tornar um, converse com os moradores de seu condomínio. A eleição de síndico é feita de dois em dois anos, em assembleias, com possibilidades ilimitadas de reeleição.

Comente pelo Facebook

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>