Vantagens de morar em condomínio

Vantagens de morar em condomínioExistem algumas diferenças essenciais a que se deve dar atenção na decisão entre morar em casa ou condomínio. Isto porque, no geral, morar em condomínios é algo que traz mais vantagens, como:

  • Segurança;
  • Espaço;
  • Privacidade.

O mercado imobiliário não mente: A tendência de crescimento de condomínios é uma curva crescente, a quantidade de construções nos últimos anos é exorbitante. Morar em um local como esses, é fato, nem sempre sai barato, e a questão econômica deve sim pesar na hora da decisão. O importante é que, no momento da escolha, todos os custos e benefícios sejam conhecidos.

Valor do condomínio

Dá-se início então a uma pesquisa de valores. O condomínio, então, deve ser o primeiro analisado, visto que é um valor que sairá fixo da renda familiar, e pode sofrer variações de preço. Ele é o principal custo direto, e é o que traz a diferença entre os valores de uma casa e um apartamento, isto porque financiamento, registro e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) são praticamente idênticos para ambas as alternativas.

É preciso entender que o condomínio não é apenas uma taxa sem pé nem cabeça, e sim o resultado de uma série de agregados que influenciam na qualidade de vida dos condôminos diretamente. São estes itens:

  • Número de residentes no condomínio;
  • Segurança;
  • Lazer;
  • Funcionários;
  • Manutenção.

Alguém que mora em uma casa de rua paga por todos estes serviços, porém à parte. O condomínio junta todas estas despesas em uma só, garantindo comodidade ao morador. Viu como a variação dos custos se assemelha? Em um condomínio existem bens coletivos que podem ser usufruídos por todos, ou seja, os custos de manutenção são rateados e ficam mais leves no bolso.

Quem mora em casa também tende a esquecer dos custos com manutenção e reformas, já no condomínio estas preocupações são constantes. A casa se deprecia rapidamente, e a menos que o morador tenha a preocupação de mantê-la sempre em ordem, a depreciação é deixada de lado.

Fique esperto

Condomínios novos costumam necessitar de uma série de ações para que se tornem ideais, como:

  • Infraestrutura;
  • Cerca elétrica;
  • Câmeras de segurança;
  • Fibra óptica para interfones e internet.

Custos como estes podem aparecer de duas formas: Como um aumento no próprio condomínio ou uma taxa à parte que é paga na medida em que o serviço é feito.

Gestão

Outra vantagem dos condomínios sobre as casas é a gestão. Enquanto que em casas de rua, quem se responsabiliza por questões de manutenção, infraestrutura e segurança são os próprios moradores, o condomínio possui funcionários treinados especialmente para estas preocupações, mantendo o local sempre em ordem.

Condomínios administrados pela Pro Domo possuem excelência na resolução de problemas, por isso, mesmo os menos acostumados a este tipo de moradia se sentem à vontade no ambiente. Uma gestão de qualidade influencia no bem-estar geral, afinal, ninguém gosta de viver em coletividade que esteja desorganizada.

Administradora, síndico, subsíndico e conselheiros devem estar preparados para suprir as necessidades totalitárias do condomínio, e a Pro Domo presta suporte total a estes representantes. Entre em contato agora mesmo com nossos consultores e transforme se condomínio em um ambiente harmônico.

Comente pelo Facebook

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>