Como morador de um prédio ou de um condomínio, conhecer a função do síndico e do zelador é fundamental. É importante não confundir uma função com outra e também saber acionar o profissional correto nas ocasiões necessárias.
Síndico e zelador são importantes para o bom funcionamento do condomínio. Não apenas no sentido de cumprimento das normas, mas também para a manutenção da estrutura física e boa convivência entre os morados.
Síndico e zelador: funções primordiais no dia a dia dos condomínios
Assim como em qualquer empresa, é necessário que pessoas assumam seus papéis e respondam a alguém, e o síndico e o zelador também seguem essa regra.
Eles fazem parte de uma estrutura organizacional e têm atividades operacionais e de gestão que fazem parte de suas rotinas.
Síndico e zelador devem sempre trabalhar em conjunto para garantir a eficiência de todos os serviços prestados por eles. Estar atentos às necessidades dos moradores também é fundamental, já que todas as decisões são tomadas em assembleia com o apoio de todos.
Quais as funções do zelador
O zelador é um profissional que está sempre presente e tem contato direto com o síndico. Ele é importante para a manutenção de toda a estrutura física e das áreas comuns do prédio.
Síndico e zelador devem alertar os condôminos sobre regras de segurança e funcionamento do condomínio, mas é o zelador que está sempre atento ao cumprimento das regras de segurança e convivência.
Entre as funções do zelador, estão:
- Inspeções regulares;
- Pequenos reparos;
- Recepção a profissionais externos;
- Recebimento de mercadores externas;
- Orientação e distribuição das tarefas aos seus subordinados;
- Supervisão de obras e reformas.
E quais as principais funções do síndico?
O síndico é o representante legal do condomínio. Ele representa todas as decisões tomadas em assembleia pelos moradores e tem a função de manter a ordem, disciplina e segurança do edifício.
Como o responsável pelo prédio, é o síndico que defende o patrimônio. Além disso, ele tem a função de manter o equilíbrio financeiro e administrativo do condomínio. Assim, é ele o responsável por todos os funcionários.
Entre as funções do síndico, estão:
- Representar o condomínio legalmente e responder por tudo que acontece;
- Cuidar de toda a gestão financeira, contábil e de pessoas;
- Intermediar a relação com a administradora, quando houver;
- Cuidar da segurança em geral;
- Organizar assembleias e gerir as opiniões e interesses dos moradores;
- Prestar contas aos condôminos.
O síndico também tem um papel importante na disseminação da convenção do condomínio. Quando entra um novo morador, é o síndico que deve compartilhar regras, deveres e direitos a todo novo condômino.
Síndico e zelador devem trabalhar em conjunto para fazer valer todo o funcionamento do condomínio. E, com isso, garantir a boa convivência entre todos os moradores.